ENTREGAMOS EM TODA CURITIBA

Casa com cheirinho de limpeza é muito bom não é mesmo? Mas além da sensação agradável, a limpeza da casa tem um papel fundamental principalmente no cuidado com a nossa saúde e por isso precisa de uma atenção especial. Foi pensando nisso que a Tudo pra Limpeza separou uma lista com 5 dicas para te ajudar na faxina da casa e tornar esse momento muito mais gostoso, eficiente e, claro, seguro.

1 - Utilize panos diferentes em cada ambiente da casa.

Cada ambiente da casa possui uma particularidade e assim está mais ou menos propenço a determinados tipos de vírus, germes e bactérias. Quando utilizamos um único pano para realizar a limpeza de todo o ambiente, corremos o risco de espalhar estes micro-organismos de um cômodo para outro e acabar nos contaminando sem perceber. Esse descuido pode causar desde diarréias, intoxicações alimentáres, até problemas mais sérios. O ideal é utilizar um pano ou esponja por ambiente e, claro, limpá-los muito bem após cada faxina.

2 - Troque seus panos e esponjas com frequência.

Quando falamos em faxina, a utilização de produtos para limpeza pode passar a sensação de esterilização do local. Mas infelizmente, mesmo os melhores produtos, dificilmente conseguirão eliminar 100% dos micro-organismos do seu local e principalmente dos panos e esponjas utilizadas para a limpeza. Além disso, estes micro-organismos possuem uma velocidade de reprodução muito grande e de uma semana para a outra já voltam a contaminar locais e utensílios. Por isso, é fundamental realizar a troca de panos e esponjas com certa regularidade. Quando falamos em esponjas para lavar a louça, a troca deve ocorrer no máximo com 10 dias de uso. Vale lembrar que nas casas onde as pessoas cozinham pouco ou dependendo do tipo de louça utilizada, a esponja pode manter um aspacto de nova por mais tempo. Mas isso não significa que ela tenha extendido sua duração. Pelo contrário. Uma esponja pouco utilizada conseguirá abrigar estes micro-organizamos com muito mais facilidade.

Algumas pessoas defendem também ferver a esponja ou até mesmo colocá-la no micro-ondas por alguns minutos. Essa ação, de fato, vai reduzir levemente o número de micro-organismos na sua esponja, mas não vai eliminá-los totalmente, além de tornar a sua esponja um verdadeiro cemitério de micro-organizamos.

3 - Utilize os produtos certos.

O cheirinho de limpeza é muito bom, mas ele não garante limpeza nenhuma. Por isso, é importante saber quais produtos utilizar e principalmente sua procedência. Muitos produtos vendidos irregularmente possuem grande quantidade de aromatizantes, que dão a sensação de limpeza, mas suas fórmulas possuem poucos produtos químicos que realmente são efetivos no combate aos micro-organismos. É como passar um pano com água e perfume. Não resolve. Por isso, procure por produtos que tenham indicação de eficiência contra germes e bactérias no rótulo, ou então que possuam em sua composição a presença de substâncias como quaternário de amônio, cloro, formol ou álcool com concentração igual ou superior a 70%.

4 - Atenção para a quantidade de cada produto.

Antes de utilizar cada produto, leia atentamente as instruções, principalmente, no que diz respeito a concetração indicada para sua utilização. As vezes, querendo economizar um pouquinho, podemos estar utilizando uma quantidade menor do que a indicada e assim o produto não terá eficácia. Da mesma forma, se utilizarmos demais, além de desperdiçar o produto, corremos o risco de uma intoxicação, reação alérgica, respiratória ou de pele. Pode parecer bobagem, mas você sabia que no ano de 2020 a Anvisa registrou um aumento de 23% no número de casos de exposição tóxica em adultos por produtos de limpeza no país? Apesar de não poder fazer uma relação direta, especialistas acreditam que o aumento pode estar relacionado a utilização em excesso dos produtos por parte dos consumidores buscando enfrentar o então novo Coronavírus. Nessa hora, outra dica muito importante é a utilização de luvas para limpeza. Elas ajudarão a cuidar da sua mão e evitarão que você leve a mão contaminada aos olhos e boca em momentos de distração.

5 - Arrume a cama mais tarde.

Cozinha, banheiro, lavanderia... mas e os quartos? Eles oferecem algum risco pra nossa saúde? Com certeza sim e um dos lugares mais propenços ao acúmulo de micro-organismos é justamente a nossa cama. Isso porque ela reúne alguns aspéctos ideias para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias. Durante a noite, nosso corpo transpira, deixando o colchão e lençois úmidos. O calor do nosso corpo também eleva a temperatura do local e por fim a pouca iluminação torna a nossa cama tão gostosa para estes pequenos seres quanto para nós, naqueles 5 minutinhos antes de termos que levantar. O problema é que depois de levantarmos, eles continuam lá, colocando em risco a nossa saúde. Você sabia que os ácaros existentes no nosso colchão podem estar relacionados as remelas nos olhos quando acordamos, renites, asmas, enchaquecas e até insônias? Mas alguns cuidados vão te ajudar com este problema. A primeira dica pode parecer coisa de preguiçoso, mas deixar para arrumar a cama mais tarde ajuda a ventilar, secar e matar alguns destes micro-organismos. É importante que a cama "respire" por pelo menos duas horas antes de arrumá-la novamente. Já no momento da faxina, o ideal é comaçar passando um aspirador diretamente no colchão, sem a roupa de cama. Ele vai ajudar a tirar do colchão a poeira, sujeira acumulada e muitos micro-organismos mortos ou vivos depositados ali. Na sequência, utilizando um burrifador, espirre de leve um desinfetante sobre o colchão. Ele irá ajudar a matar bactérias existentes no colchão. Mas atenção, ele deve ser utilizado em pequenas quantidades para não deixar o colchão muito úmido. Logo na sequência, passe um pano seco sobre o colchão para retirar o excesso dessa úmidade e deixe o colchão secar. Para finalizar, nem precisa dizer para trocar a roupa de cama com frequência. O ideal é que isso seja feito uma vez por semana. Para proteger ainda mais o colchão, existem alguns protetores de colchão que podem ser bastante úteis. Mas não esqueça de lavá-los com frequência também.